quarta-feira, 15 de junho de 2016

CSI Amor Doce: Episódio 1 {Análise}

INTRODUÇÃO

Eu não gosto de Amor Doce. Eu amo. Sou completamente fascinada pela série, mas como muitas outras jogadoras, algumas incongruências do jogo me incomodam: a docete nunca tem aula? Porque os pais da docete parecem não existir nos primeiros episódios? Seria o totó um espião da diretora (quê?). Por causa de todas essas dúvidas decidi fazer replays e analisar minuciosamente episódio por episódio, traçando perfis psicológicos dos personagens, mapas da escola e da cidade e possíveis teorias da conspiração entre outros itens que encheriam meus pais de desgosto e fariam-nos se perguntar porque ainda pagam a minha internet.
Preparem-se para a maior aventura Amor Doçal desde então! 

EPISÓDIO 1

Para essa análise, tentaremos nos situar no tempo, mas como não nos é dada nenhuma data específica, usaremos uma genérica: o inicio do ano letivo no calendário francês. As aulas na França começam entre Setembro e Outubro Vamos supor que a docete tenha entrado na escola dia 15 de Setembro de 2001 (só para facilitar a visualização do tempo). Isso significaria que é Outono. Em Setembro a máxima é de 21C, em Outubro é de 16C e em Novembro de 10C. A temperatura pode ser importante para nos situarmos nos futuros episódios, que se passam na praia, por exemplo.
A primeira pessoa a falar com a docete na nova escola é a diretora. De imediato ela sugere que ela vá falar com Nathaniel, para conferir sua ficha de inscrição. Temos uma informação importante aqui, pois isso significa que ela não cuida das fichas de inscrição pessoalmente. Fichas de inscrição são documentos pessoais, repletos de informações confidenciais dos alunos e é Nathaniel que tem acesso à elas. Isso significa que além de ter mais "poder" do que à primeira vista imaginávamos, Nathaniel é de grande confiança da diretora. Além disso,  ela diz "Ele deve estar no grêmio.". Ou seja, ela já supõem que ele não estava em aula. É possível entender com isso que não estava tendo aula naquele momento.
NOVA INFORMAÇÃO: Nathaniel tem a confiança da diretora.
NOVA INFORMAÇÃO: Não estava tendo aulas no momento em que a docete chega.
NOVA INFORMAÇÃO: Nathaniel tem acesso à algumas das informações pessoais dos alunos.

Iris nos cumprimenta dizendo "Olá, você é a novata, não é?". Isso significa que ela já sabia que teria uma aluna nova na escola. A informação pode ter sido "vazada" tanto por parte da Peggy, da mesma forma que ela faz quando Priya chega na escola, por Nathaniel ou até mesmo pela irmã de Nathaniel, que pode ter mexido em suas coisas. Iris de qualquer forma é muito simpática e faz a docete se sentir bem. Além disso, Iris diz: "vou ter algumas aulas com você", o que sugere que as turmas não são fixas. São por matéria, e não por sala, como estamos acostumados no Brasil. Além disso, é possível ver que Iris não está em aula. Isso significa que talvez a agenda de aulas não seja cheia para os alunos todos os dias. Talvez eles tenham alguns espaços livres, a depender do horário.
NOVA INFORMAÇÃO: A chegada da docete já havia sido antecipada.
NOVA INFORMAÇÃO: As turmas não são fixas, sempre com os mesmos alunos. Variam por matéria.
NOVA INFORMAÇÃO: Iris sabia algumas informações mais pessoais sobre a docete. Talvez sua série ou informações acadêmicas, para saber que teria algumas aulas com ela.
NOVA INFORMAÇÃO: Os alunos em Sweet Amoris não tem aulas durante o horário inteiro. Existem alguns espaços livres durante o dia.


Ambre também nos cumprimenta chamando-nos de 'novata'. É bem possível que sua atitude hostil tenha sido por causa da atenção que a docete ganhou apenas por entrar na escola. Suas amigas, Li e Charlotte são grossas com a docete e nos empurram, mas não falam nada.
NOVA INFORMAÇÃO: Ambre tem uma necessidade de atenção constante e não suporta não ser o centro das atenções.


Kentin diz "Quando soube que você ia se mudar eu pedi logo a minha transferência para ficar na mesma escola que você.". Isso significa que a mudança de escola da docete foi antecipada. Ela já sabia que não ia mais permanecer na mesma escola. Há uma chance de ter se despedido de Lety e a "fofoca ter vazado" já que evidentemente, pelo diálogo, ela não havia se despedido de Ken, ele ficou sabendo por outra pessoa. Kentin também diz que em Sweet Amoris eles não perguntaram muita coisa. Muitas escolas exigem provas e entrevistas para admitirem os alunos, mas pelo visto, Sweet Amoris estava aceitando qualquer um. Nos episódios seguintes, sabemos que a escola organiza um evento para arrecadar dinheiro, pois está com problemas financeiros. A admissão de qualquer aluno na escola tão facilmente deixa claro que os problemas financeiros já estão presentes desde o momento em que a docete entra.
NOVA INFORMAÇÃO: A docete avisou ao menos seus amigos da antiga escola que iria se mudar de escola e avisou para qual escola iria.
NOVA INFORMAÇÃO: A escola está com problemas financeiros e não está sendo criteriosa na hora de aceitar novos alunos.
NOVA INFORMAÇÃO: Sweet Amoris é uma escola paga (do contrário, aceitar novos alunos rápido somente iria aumentar os custos, não traria benefício algum, e certamente não adotariam essa política de aceitar alunos o mais rápido possível).









Podemos reparar que Nathaniel diz: "Ah, você é a novata". Assim como foi com a Priya, mesmo que a notícia de que uma novata estivesse correndo na escola, ninguém sabia como ela era. Isso significa que as pré-fichas de inscrição provavelmente só contém nome e algumas outras informações básicas como série. O restante deve ser entregue na ficha oficial de inscrição. Isso é mais uma evidência de que a informação da chegada da docete foi vazada por alguém, provavelmente por Peggy.
Além disso, depois da docete contestar a importância daqueles papéis que faltavam (no caso, a assinatura dos pais dela), Nathaniel diz que vai verificar se eles não se perderam no meio de outros papéis.
NOVA TEORIA: Nathaniel não é tão organizado nem tão certinho quanto parece. Os documentos que estavam sob sua responsabilidade, por exemplo, estão desorganizados e ele sequer tem certeza se estão ali mesmo.  ou...
NOVA TEORIA: Mais alguém tem acesso aos documentos. Talvez alguém autorizado, como outra representante de turma (Melody, talvez?), ou alguém que não deveria ter mexido, mas o fez. Peggy, por exemplo, à procura de novas informações 



Aqui, Kentin nos dá uma ficha de inscrição extra. Sabemos que se trata de uma extra pois havíamos perguntado se ele já havia feito sua inscrição e ele confirmou. Se ele tem uma ficha de inscrição extra, isso significa que o controle e acesso aos documentos do grêmio não é tão restrito assim. Kentin também diz que adoraria guardar a ficha que completamos e isso mostra que ele já tem sentimentos pela docete e demonstra bastante isso.
NOVA INFORMAÇÃO: O acesso ao grêmio e aos documentos não é difícil.
NOVA INFORMAÇÃO: Kentin já tem sentimentos pela docete e demonstra bastante isso.

+Com essa nova informação que obtemos, a teoria de que alguém andou mexendo nos documentos que estavam sob responsabilidade de Nathaniel aumenta.



Castiel não parece se importar muito com a chegada da docete. Talvez ele nem soubesse, como já vimos em tantos outros capítulos que ele não acompanha o jornal da escola e muitas vezes nem lê o que Peggy escreve.

NOVA TEORIA: Castiel não se importa com a chegada da docete, ou de qualquer outra aluna. De fato, Castiel não está ligando para aluna nova nenhuma.


Aqui não sabemos se Kentin já visitou toda a escola, mas sabemos que a docete não. Na verdade, ela vai descobrindo a escola aos poucos, no decorrer dos episódios. Ao receber uma resposta ríspida da docete, Kentin se magoa com facilidade. E mostra isso.

NOVA TEORIA: Kentin demonstra suas emoções muito abertamente, e seus pais percebem como ele fica muito triste em algumas situações.Talvez, desde o primeiro episódio seus pais já estivessem muito preocupados com seus sentimentos.


Ok. Essa é uma das partes mais importantes. A loja de Louis. Não vou fazer nenhuma teoria por enquanto, só recolher informações. Por mais que algumas constatações e teorias futuras possam parecer absurdas, vamos lembrar que esse é o mesmo jogo onde buracos de minhoca aparecem aleatoriamente e conversamos com vampiros. Tudo é possível. Aqui podemos ver que a docete não tira sua foto em uma cabine fotográfica. Ela compra já pronta. Ok, estranho.

NOVA INFORMAÇÃO: Louis tem fotos das pessoas da cidade. Inclusive as que se mudaram recentemente.



Se formos nos lembrar o que vimos do começo desse episódio, a diretora sequer lida pessoalmente com esses documentos. O encarregado disso é o Nathaniel. Logo, se as folhas estariam soltas ou não, isso não a incomodaria minimamente, pois não é ela que tem que arrumá-las. Talvez, a exigência de um clipe de papel seja somente para ao entregar à Nathaniel, ela pareça mais organizada do que é. Também podemos ver que ela está sempre carregando algum papel. Não sabemos do que se trata o papel, mas vamos pensar; se fosse importante, ela não carregaria para todos os lugares, sob o risco de amassá-lo. Se fosse para fazer anotações, estaria em uma prancheta. Combinadas essas duas informações, podemos chegar à uma teoria...

NOVA TEORIA: A diretora não é realmente tão organizada nem tão séria. Ela apenas tenta manter essa aparência para conseguir respeito dos alunos. Começando pelo fato de que ela delega o cuidado de documentos à um estudante (no caso, o Nathaniel).
NOVA TEORIA: A escola pode estar com problemas financeiros justamente pela negligência da diretora e sua falta de interesse.


Ambre aqui mostra um claro desprezo pelas novatas. Desprezo o qual pode ser analisado; seria fruto do ódio, por serem o centro das atenções por um momento? Ou simplesmente a facilidade de atacar alguém que ainda não tem amigos. Sua necessidade constante em se provar melhor pode revelar problemas de auto estima.

NOVA TEORIA: Ambre tem problemas de auto estima.


Já de início Castiel diz: "Você de novo?". Seu look agressivo faz muitas pessoas ficarem impressionadas, principalmente com esse comportamento, mas devemos analisar mais profundamente. Ele está, a todo custo, evitando conhecer pessoas novas. Não se sente confortável com esse tipo de situação. Já sabemos que ele passou por um término de namoro difícil, a garota que ele gostava muito foi embora. Ele, nesse momento, ainda não sabe que Debrah era uma farsante. Ele talvez ainda ame Debrah e não tenha aceito completamente a perda, por isso reluta tanto em conhecer novas meninas. No entanto, ao ver que a docete tem interesses musicais similares aos seus (e provavelmente aos de Debrah) baixa a guarda. Será que isso teria feito ele se lembrar da ex?

NOVA INFORMAÇÃO: Podemos perceber também que nesse momento, Castiel não está em aula.
NOVA TEORIA: Castiel ainda está arrasado devido ao fim de seu namoro. Suas roupas intimidadoras e visual pesado são somente para ocultar o quão machucado está realmente. Não superou a perda de Debrah e possivelmente ainda a ama. Ele se aproxima da docete momentaneamente pois ela a lembra muito de Debrah, ao falar de gostos musicais parecidos.


A diretora diz que o horário das aulas acabou. Se formos ver, na própria URL do site está escrito Lyceé. Lyceé não significa simplesmente colégio. É uma etapa do colégio, o equivalente ao nosso ensino médio, e possui três séries: 2nd ou seconde (equivalente ao primeiro colegial, com idade típica de 15 anos), première (equivalente ao segundo colegial, com idade típica de 16 anos) e terminale (equivalente ao terceiro colegial com idade típica de 17 anos). Na frança ainda existem dois tipos de Lyceé, ou seja, dois tipos de Ensino Médio: o Lyceé genéral et technologique, que é o ensino comum, com as matérias tradicionais, e o Lyceé professionnel, que dá a opção de continuar os estudos no último ano, o terminale, ou já se inserir no mercado de trabalho. Não podemos ter certeza qual tipo de colégio é o da docete ainda, mas já sabemos o horário das aulas. Obs: mesmo na França no último ano, há um tipo de vestibular que habilita o aluno para a universidade.

NOVA INFORMAÇÃO: A docete está mesmo no Ensino Médio.
NOVA TEORIA: Ela pode estar no seconde, première ou terminale, equivalente à primeiro, segundo e terceiro colegial. Não sabemos.
NOVA TEORIA: Sweet Amoris pode ser uma escola tradicional ou uma escola que permite aos seus alunos trabalhar no terminale.





Talvez essa seja uma das maiores evidências de que Castiel se interessa pela docete porque ela lembra Debrah. Veja como antes ele estava completamente fechado e até mesmo rude. O convite dele não foi somente inesperado; pareceu quase outra pessoa. Foi um passeio muito íntimo, muito pessoal, em um dos lugares "secretos" dele. Isso mostra uma confiança enorme, a qual uma novata, que ele mal conhece jamais conseguiria conquistar em um dia. Isso porque ele não viu a docete, ele, por um momento, enxergou a Debrah.
Além disso, Castiel diz que o lugar era proibido aos alunos, mas ele roubou a chave na sala de reunião dos professores. Isso mostra que além do grêmio ser de relativo fácil acesso, a sala dos professores também é.

NOVA INFORMAÇÃO: O acesso à sala dos professores não é tão difícil assim.

[FIM DO EPISÓDIO]
No próximo post, farei um dossiê com todos os personagens até então e informações sobre a escola e a cidade! Aguardem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário